logo horizontalSILVIAGOMMESgravura

SILVIA GOMMES
* Esse Samba Todo é Nosso *

O samba na sua vertente maior, sempre objetivou a comunhão. Seja com a sua dança, no lamento, na exaltação, é a referência da alegria e a forma de viver do brasileiro. Dentre os Gêneros da MPB, o samba é o que melhor representa o espírito brasileiro. Muitos artistas defenderam essa ideia até o samba ser considerado hoje, o gênero que melhor representa a música brasileira.

A nova geração tem trazido a esse gênero o frescor das novas linguagens e o hermetismo característico de uma nova cena que surge. Fazendo referência aos grandes autores e intérpretes, mas repleta de novidades com os novos autores e intérpretes.

Nesse liame, Silvia Gommes transita e promove o encontro de gerações em seu show preparado especialmente para o carnaval e dedicado ao cancioneiro Brasileiro. De 2007 a 2014, Silvia Gommes participou do projeto “Candonguêro: era uma vez um carnaval” na cidade de Ouro Preto.

Se apresentou com a bateria da escola de samba da Portela no carnaval de Ouro Preto em 2008. Durante oito meses, no período de 2013/ 2014, comandou o projeto Samba da Madrugada em Belo Horizonte. Participou da programação do carnaval da Belotur em 2014, na praça da Estação com o mesmo. Integrou também o grupo Projeto Saravá e a Roda Viva – Quintal do Divina Luz, em Belo Horizonte.

Na trajetória de Silvia, destaca-se sua pesquisa, que tem importância fundamental para a construção do repertório neste trabalho.Abrindo um horizonte de possibilidades que permitem evidenciar o diálogo da relação do samba de Minas e do Rio de Janeiro, destacando sua afro-mineiridade e o lirismo no samba, o abraço fraterno das cirandas, a irreverência dos frevos, sambas- enredo além das marchinhas e a música da Bahia da década de 80 que marcou a emoção dos brasileiros. Num repertório muito bem desenhado levando o público a uma viagem na festa do carnaval!

O show “ESSE SAMBA TODO É NOSSO” reverencia compositores da Portela como Monarco e Paulinho da Viola e apresenta pérolas de Paulo César Pinheiro, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Lenine, Geraldo Pereira, Ataulfo Alves, Benito de Paula, Luiz Gonzaga, Clássicos interpretados por Clara Nunes, Beth Carvalho, das cirandas de Lia aos contemporâneos mineiros como Miguel dos Anjos e Mestre Jonas em arranjos reverentes e interpretações emocionantes.

“Esse samba todo é nosso” revela uma celebração à verdadeira música brasileira e um compromisso de diversão e alegria.

www.silviagommes.tnb.art.br

“Silvia Gommes é gente afinada, ligada no que é bom,

no que é novo e que transforma as canções que

chegam até ela em preciosidades.

Essa moça faz parte de um tempero mágico. É um

tempero mágico na música brasileira, como uma

super intérprete, compilando em seu universo vários

estilos musicais.

Completa a criação do poeta e a música do

compositor, pois dá vivacidade à canção, enriquece a

obra com sua voz firme que, com originalidade e força

próprias, nos faz reavivar na memória vozes como Elis

e Clara Nunes.

Aos poucos, vai rompendo distâncias, agradando,

conquistando todos aqueles que a ouvem.

Cantora de apuro vocal e tímbre único, Silvia se faz

porta-voz de uma nova geração de compositores e

poetas independentes do Brasil, com o entusiasmo de

quem precisa criar e comunicar como uma

necessidade vital, uma forma de vida.”

                                      Depoimento de Tadeu Morais – Poeta /Historiador