AURÉLIE & VERIOCA Tem francesas na MPB ! * Turnê 2014 Brasil

Categories: Notícias

2014 DATAS BRASIL

 

AURÉLIE & VERIOCA

Tem francesas na MPB ! * Turnê 2014 Brasil

www.aurelieverioca.com
Vídeo EPK : http://youtu.be/OJN0z2-aadk

            “Um pouco de lágrima cabe bem em qualquer receita de choro.

Junte-se a isso o requinte francês e pronto: meu Cristo Redentor, à sombra da Torre Eiffel, tira férias do Corcovado. Aurélie e Verioca compuseram ‘Reconciliação’, um hino que redime a tudo e a todos. De tão lindo é como se trouxesse de volta esse carioca que matava aula em Paris… O Rio agradece.”

 Guinga

         Lançado no Rio pela primeira vez em abril de 2012, “Além des nuages“ o disco franco-brasileiro da dupla foi muito bem recebido por público e imprensa na França e nas cidades brasileiras onde se apresentaram em 2012 e 2013: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e Piracicaba (SP).

“Além des nuages” (Além das nuvens) refere-se a um lugar idealizado por Aurélie & Verioca, onde não existem fronteiras entre as línguas portuguesa e francesa; um espaço de expressão onde linguagens e culturas misturam-se com liberdade, delicadeza e alegria.

Cantando tanto em português quanto em francês, as duas artistas francesas misturam, num repertório totalmente inédito, samba, bossa nova, choro e baião.           As músicas são interpretadas ora em uma língua, ora em outra, e até mesmo nas duas ao mesmo tempo, a ponto de nos deixar a dúvida: “são brasileiras cantando em Francês ou francesas cantando em Português?”     Aurélie escreve as letras, Verioca compõe as músicas, as duas cantam e tocam num ambiente de cumplicidade e admiração mútua. Complementares em cena e unidas pelo mesmo entusiasmo, elas nos transportam para o mundo lúdico e repleto de emoção de suas canções.

Para gravação do disco “Além des nuages”, Aurélie & Verioca convidaram músicos brasileiros consagrados e fizeram uma “ponte aérea musical” entre o Rio de Janeiro e Paris.

Entre os que foram seduzidos pelo charme das duas francesas, está a banda Casuarina que gravou um samba de raiz nascido na França, provando que o samba é hoje, universal “Viver é ser feliz“! O compositor Guinga não hesitou em regravar “Dos anjos”, adaptada em francês por Aurélie (“Ma vie”). Em uma doce confluência, a voz da cantora mineira Paula Santoro também fez parte deste encontro.

O disco conta ainda com a participação do pianista Philipe Baden Powell, filho de Baden Powell, interpretando uma de suas próprias composições “L’acordeuse“ cuja letra oscila sutilmente entre o francês e o português… As famílias de Baden e de Vinicius de Moraes autorizaram ainda a única versão francesa de “Canto de Ossanha“.

Do lado francês, uma bela batida oriental foi assimilada ao baião nordestino pela magia das percussões marroquinas de Khalid Kouhen. Sem esquecer, do lado brasileiro, da percussão corporal de Marcelo Pretto (Barbatuques). Também fizeram parte desta aventura Aline Gonçalves (Flauta baixa), Pierrick Hardy (Violão de aço), Osman Martins (cavaquinho) e Rafael Vernet (piano).

www.facebook/aurelieverioca

www.youtube.com/user/aurelieverioca

Deixe uma resposta